Charles Vieira

Técnico de Suprimentos

 

​Trabalho desde 2007 na Petrobras, admitido através de concurso público (2015.2) no cargo de Supridor, atual técnico de suprimentos. No final daquele ano, quando ainda estava lotado na Bacia de Campos (Macaé-RJ), decidi prestar vestibular para o curso de Serviço Social da UFF-PURO, apenas para ocupar meu tempo, pois estava deprimido em função de ter sido submetido a vários episódios de discriminação no ambiente de trabalho por causa da minha religião (candomblé) e da minha orientação sexual. No ano seguinte, já cursando a graduação, tive acesso à teoria marxista e as categorias "Estado", "Luta de Classes" e "Capitalismo" - entre outras.

Este contato com Marx, a partir de uma perspectiva crítica, teve um efeito mobilizador na minha vida, comparado a um véu caindo do meu rosto. De repente me descobri militante dos direitos LGBT e das religiões afrobrasileiras. Fui perseguido no ambiente de trabalho, tendo sido vítima de assédio moral por estar doente (sou portador de Lúpus Eritematoso Sistêmico).


De volta à minha cidade em 2010, após um longo e desgastante processo de transferência, decidi concluir o curso de Serviço Social na UFRJ onde pude ter contato com o movimento estudantil e outros movimentos sociais. Lá fui apresentado ao PSTU, onde me organizei por 5 anos (com muitos sacrifícios). Em 2014, ainda no PSTU, fui convidado para construir a chapa que concorreria com a FUP. Vencemos, mas não sem reveses. Mesmo sendo diretor sindical, sofri perseguição homofóbica tanto na Petrobras quanto no próprio movimento sindical, fatos que geraram denúncias e agravaram meu quadro de saúde.

Atualmente, componho a chapa que venceu as eleições do Sindipetro-RJ em 2017, atuando como Conselheiro Fiscal. A luta é grande, é desgastante, mas necessária. Ser assumidamente LGBT no ambiente de trabalho não é nada fácil. Mas é um compromisso com o ideal de uma sociedade mais justa e igualitária.

Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres - 

Rosa Luxemburgo



© 2017 Blog Petrogay. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode
Crie seu site grátis! Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também! Comece agora